Coronavírus: Como prevenir, sintomas e tratamento

O mundo passa pela maior pandemia dos tempos modernos, o covid19, patologia que supostamente teve origem na China, logo nos primeiros dias de 2020 já vinha dizimando milhares de pessoas na Ásia. Vamos juntos aprender do Coronavírus: Como prevenir, sintomas e tratamento.

Enquanto os países asiáticos conseguem conter o avanço da doença, a Europa vem mergulhando no caos. A Itália a cada dia bate recordes negativos, tanto em número de infectados, quanto no número de mortos.

Coronavirus cuidados (Foto: Freepik)

O que é o Covid19?

Apesar de parecer algo recente, a primeira vez em que tivemos registro do coronavírus foi no ano de 1937. Em 31 de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan na China, foi identificado uma mutação da doença que recebeu o nome de Covid19, sua origem teria se dado em um mercado de frutos do mar e animais vivos.

Quais os sintomas do Coronavírus?

  • Febre;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Falta de ar (Grave).

Complicações do coronavírus podem causar infecções respiratórias, desde um simples resfriado, até algo muito mais grave como uma pneumonia severa. Todos os agravamentos da doença são atrelados a idade e imunidade do paciente.

Como acontece a transmissão?

Num primeiro momento, acreditava-se que o vírus passava para os humanos através do contato com animais infectados, porém, isso logo foi descartado. O covid-19 tem fácil transmissão, uma pessoa infectada pode contaminar centenas em poucos minutos.

Formas de transmissão:

  1. Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos;
  2. Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  3. Tosse;
  4. Espirro;
  5. Contato com secreções respiratórias.

Coronavírus como se cuidar

Separamos 5 cuidados essenciais para o seu dia-a-dia para evitar que esse vírus chegue até você e sua família. Usando a sigla W-U-H-A-N, foi criado um método de prevenção internacional. Confira:

  1. Wash hands = Lave as mãos;
  2. Use mask properly = Use máscaras de proteção adequadamente;
  3. Have temperature checked regularly = Verifique sua temperatura regularmente;
  4. Avoid large crowds = Evite grandes multidões;
  5. Never touch your face with unclean hands = Nunca toque seu rosto com as mãos sujas.

Coronavírus tem cura?

Como se trata de um vírus, não existe cura específica, porém a grande maioria das pessoas infectadas evoluem para a eliminação da doença, entretanto, é necessário que se mantenha o cuidado, mesmo para as pessoas fora do grupo de risco, pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com doenças respiratórias graves, é necessário que ao ser diagnosticado o paciente siga as instruções dos profissionais de saúde.

Por fim, é preciso que cada um de nós faça a sua parte, assim estaremos nos protegendo e também toda a sociedade. Precisamos agir coletivamente para passemos por esta tão grave crise e possamos superar esses tempos tão difíceis.