Como economizar gasolina dirigindo na cidade: Dicas e curiosidades

O trânsito nas cidades, além de tomar boa parte do nosso tempo, faz com que os veículos consumam mais combustível. Em tempos onde toda economia é bem vinda, você vai aprender aqui a como economizar gasolina dirigindo na cidade.

Inicialmente, é importante conhecer suas rotas (tipo e condições da estrada, bem como sinalizações e limites de velocidade) e compreender seu veículo (leia o manual e siga as instruções do fabricante).

Economizar no trânsito (Foto: FreePik)

Ficar em dia com a manutenção do seu veículo é sempre vital, não apenas para economizar combustível, mas também para dirigir com segurança. Mantenha os pneus corretamente calibrados, as rodas alinhadas, os filtros de ar e de combustível limpos, etc.

Lembre-se de dirigir em uma velocidade constante e evitar acelerações e freiadas bruscas. Da mesma forma, fique atento para mudar a marcha na hora certa. Dirigir com suavidade é uma maneira de não forçar demasiadamente o motor do veículo e prevenir o consumo excessivo de combustível.

Outra dica é moderar no uso do ar condicionado. Embora seja uma utilidade agradável no calor brasileiro, é preciso fazer um sacrifício em certas ocasiões se você quiser economizar.

Ademais, procure evitar carregar pesos desnecessários, pois quanto maior o peso sobre o veículo, maior a força necessária para se locomover e, consequentemente, maior o consumo de combustível.

Uma curiosidade sobre como economizar gasolina dirigindo na cidade é manter as janelas fechadas ao dirigir em alta velocidade. Isso porque, o vento quebra a aerodinâmica do carro, o que requer maior força do motor para mover o veículo.

Leia Mais:

Dicas para economizar o salário e passar o mês inteiro com dinheiro

Como fazer para economizar gasolina na moto: Boas opções

Um bom piloto coloca em prática as lições que aprendeu no processo de conseguir a carteira de motorista. Com prudência e em conformidade com as normas de trânsito, coloque em prática essas dicas de como economizar gasolina dirigindo na cidade e reduza seus gastos!