Um dos carros chefes de governos anteriores eram os programas sociais, gerando um pouco mais de dignidade a famílias mais carentes que não tem acesso a oportunidades como a famílias de rendas maiores. Por isso é extremamente necessário que existam formas de redistribuição de renda para que todos tenham pelo menos acesso ao básico como a alimentação, conhecer mais sobre o Auxílio Brasil.

Criado ainda nos primeiros anos do Governo Lula o Bolsa Família, foi o sustento de muitas pessoas que estavam em situação de miséria e começaram a receber o suficiente para uma alimentação básica, mesmo que ainda seja um valor muito pequeno. Porém, para que a família continuasse recebendo. Era necessário que mantivessem os filhos na escola e com frequência diminuindo drasticamente a defasagem escolar de crianças.

Auxílio Brasil
Conheça o Auxílio Brasil, o novo Bolsa Família (Foto: Internet)

Quais os benefícios do programa Auxílio Brasil

Todos os benefícios pagos as pessoas que dependem desse programa, já estão previstos na lei e podem ser alterados devidos a necessidade vigente, como tivemos na pandemia a criação do auxílio emergencial que de uma forma foi integrado a pessoas que já recebiam o bola família e tiveram prioridade.

  • Benefício Primeira Infância:  para famílias que possuam em sua composição crianças com idade entre 0 (zero) e 36 (trinta e seis) meses incompletos, pago por pessoa  que se enquadre em tal situação;
  • Benefício Composição Familiar: para famílias que possuam em sua composição  gestantes ou pessoas com idade entre de 3 (três) e  21 (vinte e um) anos  incompletos, pago por pessoa  que se enquadre em tais situações. A família apenas receberá esse benefício relativo aos seus integrantes com idade entre 18 (dezoito) e 21 (vinte e um) anos incompletos se estiverem matriculados na educação básica.
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: valor mínimo calculado por pessoa  e pago por família beneficiária do Programa Auxílio Brasil, cuja renda familiar  per capita, calculada após o acréscimo dos benefícios Primeira Infância e Composição Familiar, for igual ou inferior ao valor da linha de extrema pobreza.

Como Solicito o Auxílio Brasil?

Para fazer parte do programa auxílio Brasil, assim como funcionava também no Bolsa família, a família precisa estar cadastrada no CadÚnico. Caso, você tenha direito e sua situação esteja regularizada, a inclusão no programa é de forma automática, por isso se você tem o cadastro e cumpre os requisitos, cheque a tabela de pagamento.

Se você se encaixa nos requisitos, mas ainda não está no CadÚnico, você deverá seguir esses passos e se incluir no programa. Você precisará se dirigir até o CRAS da sua cidade, levando pelo menos um documento de cada morador de sua casa, essa é a lista de documentos aceitos:

  • Certidão de Casamento;
  • Certidão de Nascimento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira de Trabalho;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena-RANI (apenas para famílias indígenas);
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Identidade (RG).

Para que você tenha acesso ao Auxílio Brasil é necessário realizar a seguinte conta:

A renda total de todas as pessoas que moram na sua casa, não pode ser superior a três salários-mínimos, ou sua renda mensal por cada morador não pode ultrapassar meio salário-mínimo. Caso você não tenha entendido, pense o seguinte “A renda total não pode ser maior que os três salários-mínimos, ou se você distribuir a renda por todos que moram na casa, esse valor não pode ser superior a meio salário”.

Consultar meu benefício Auxílio Brasil

Caso você já tenha realizado seu cadastro, e esteja esperando uma resposta ou principalmente já recebeu uma resposta positiva, seu benefício será pago através da Caixa Econômica Federal. A instituição disponibiliza o seguinte site. Para você realizar todas as consultas necessárias.

Leia Também:

Jovem Aprendiz Petrobras – Inscrições Online, Salários e Benefícios

Jovem Aprendiz Americanas: Salários, benefícios e vagas abertas

Achou nosso artigo válido? Indique ele para alguém que precise dessas informações e segue com a gente no De Olho no Word.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui